sábado, 13 de junho de 2009

Curiosidades sobre animais


Insectos
Atracção fatal

Muitos insectos voadores acabam por encontrar a morte junto de lâmpadas eléctricas, pelas quais revelam uma atracção doentia. A explicação prende-se com o facto de os insectos nocturnos, quando saem em busca de alimento, se orientarem pelo luar, pois este dá-lhes coordenadas sobre a direcção a tomar. Como a luz eléctrica está mais próxima do que a lua, passa a ser a sua referência.

Os animais também sonham!!

Sono profundo para aves e mamíferos

É verdade, os animais sonham. Mas só alguns atingem o sono mais profundo e reparador, designado por REM, o qual só se verifica nas aves e nos mamíferos. O Massachusetts Institute of Technology foi mais longe e investigou o conteúdo dos sonhos dos ratos, avançando que sonham com actividades corriqueiras do seu quotidiano em laboratório, como correr em labirintos e comer. A quantidade de sono diário é inversamente proporcional ao tempo que cada espécie tem de dedicar ao estado de alerta perante o perigo. Há, todavia animais sem predadores, caso dos elefantes que dormem pouco, pois necessitam de muitas horas diárias para obter alimento. No que toca aos animais domésticos, como cães e gatos, a qualidade do seu sono melhora em ambientes tranquilos e onde não faltam mimos e atenção.

E quem não ri não é da malta
Rir ou imitar?
Macacos, cães e ratos são capazes de rir. O trato diário com estes animais chega para convencer os donos, mas os cientistas decidiram apurar os factos e chegaram a conclusões similares. Não apenas mostram os dentes como vocalizam aquilo que se pode entender como risadas. Se, no caso dos cães, tal se pode dever a puro mimetismo dos donos, já os ratos e os macacos — estes últimos bem mais próximos dos humanos — riem para expressar contentamento. Estas sonorizações acontecem nos ratos e nos macacos em momentos de brincadeira e descontracção, em que revelam aos outros que são pacíficos, e nunca em situações de stress. No final de contas, apenas as hienas, de quem se diz que sabem rir, não o fazem, já que o seu riso acontece em situações de aflição e não de felicidade.





Pequenino ou compacto?

Os recordes do colibri

  • É o pássaro mais pequeno do mundo: seis centímetros do bico à cauda.

  • As suas batidas cardíacas podem atingir as 2000 por minuto.

  • Consegue bater as asas 80 vezes num segundo, o que lhe permite manter-se estático no ar e voar em qualquer direcção.

  • Foi com base em estudos sobre os seus movimentos aéreos que os engenheiros aeronáuticos desenvolveram o helicóptero.

  • É o único pássaro do mundo a conseguir voar em marcha-atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário