sábado, 13 de junho de 2009

Balinês - Animal da semana



Olha quem dança!




Esbelto e gracioso e com um pêlo longo e sedoso que ondula ao compasso de cada um dos seus movimentos, este gato sugere a mesma elegância dos bailarinos balineses, onde acabou por ir buscar o seu nome. Mas fora essa harmoniosa sugestão, nada mais liga este norte-americano à ilha de Bali. O seu exotismo fixa-se na raça siamesa e numa inesperada mutação.
Origem

Ao contrário do que o seu nome deixa adivinhar, a origem da raça de gatos Balinês em nada se relaciona com a ilha de Bali, na Indonésia. É precisamente nos antípodas deste ponto geográfico, nos Estados Unidos da América, que tudo começou para esta espécie. Os primeiros registos sobre este gato vistosos e gracioso fixam-se nos anos 20 do século XX, graças a uma ninhada de um casal de siameses que apresentava um inesperado pêlo comprido, o qual se atribuiu a uma possível mutação, que levou a que fossem considerados Siameses de pêlo longo. Com a posterior fixação dessa característica na pelagem, instalou-se a crença de que se tratava de uma herança genética de um qualquer ancestral felino com aquele tipo de pêlo. Este dado curioso coincidiu com algumas tentativas de criar uma raça que, com base no Siamês, mantivesse as suas marcações de coloração, mas em exemplares mais encorpados.

O Balinês é uma espécie de Siamês de pêlo longo
História
O Balinês acabaria por merecer a atenção de duas criadoras, cujo trabalho no desenvolvimento e reconhecimento da raça enquanto tal se revelaram vitais. A Helen Smith, pioneira nos esforços de fixação das características únicas deste gato, ficou ainda a dever-se o seu nome, já que as linhas esbeltas e movimentos graciosos deste gato, lhe faziam lembram a flexibilidade e elegância dos bailarinos da ilha de Bali. O trabalho de Helen colheria os seus frutos já na década de 70, quando surgiu o reconhecimento oficial da raça, o qual teve ainda em conta os esforços de Sylvia Holland, do gatil Hollands Farm, uma criadora de Siameses também ela apaixonada por estes fascinantes exemplares de pêlo longo.
Morfologia

Um siamês de pêlo comprido. Esta a primeira impressão que nos deixa o Balinês. Ou ainda uma mistura curiosa de raças. A cabeça, patas e cauda são felinas, mas o seu corpo, que devido à pelagem comprida recorda outros animais, parece maior do que deveria. Não falamos de desproporcionalidade, já que é um animal esguio e muito charmoso e elegante. Mas algo nele nos atrai desde logo. Na verdade, o seu corpo é de porte médio e esguio, ainda que musculoso. Sobre ele reina uma cabeça triangular de nariz longo e olhos amendoados de um azul-safira e expressão viva. No topo, orelhas amplas mas pontiagudas. O mais significativo acaba por ser o pêlo: fino, hiper-sedoso, longo e ligeiramente ondulado nas zonas onde é mais comprido. No cômputo geral, é um gato vistoso e atraente.

Temperamento

A genética afastou-o do Siamês também ao nível do comportamento: não é tão brincalhão ou orgulhoso quanto este. Mas nada de equívocos. O Balinês é naturalmente afectuoso, carinhoso e alegre. Por ser muito energético e hiper-activo, também gosta de brincar, conseguindo entreter-se sozinho pulando, arreliando brinquedos ou escalando postes ou outras estruturas que colocar ao seu dispor. De quando em vez, o dono é brindado com objectos que recolhe para lhe oferecer. O mesmo é dizer que é um excelente companheiro com o qual pode interagir e criar fortes laços de amizade.

O Balinês resulta de uma mutação do Siamês
Prós e contras

Se não aprecia grandes monólogos felinos, saiba que o Balinês, ao contrário dos seus progenitores siameses, mia com menos frequência e é detentor de um miado mais suave e agradável. Diríamos quase que o seu miado é mimado. Outra vantagem, ao optar por esta raça, é o facto de ter uma enorme capacidade de adaptação, mesmo em ambientes onde existam outros animais. No que toca à sua higiene e manutenção, ela não é mais exigente do a requerida por qualquer outra raça de pêlo longo, em que as escovadelas terão de ser mais frequentes, a fim de evitar enleios no pêlo e mantê-lo sempre vistoso e brilhante. Ainda que encorpados e musculosos, o seu peso oscila entre os dois e os cinco quilos. Outra boa notícia é que a sua esperança média de vida se situa entre os nove e os 15 anos de vida. Isto é, pode contar com um grande companheiro por muitos e muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário