sábado, 13 de junho de 2009

Animal da semana - Calotes Versicolor

O lagarto "fashion" !

Na possibilidade de mudar de roupa, este réptil muda de cor, parecendo não resistir aos apelos de cada nova estação.

Preto, amarelo, vermelho, castanho esverdeado, um pouco de cada em diferentes partes do corpo (patas, cabeça e pescoço), ou uma curiosa mescia entre todos. As possibilidades de tom parecem infinitas, mas são essencialmente estas, principalmente na "estação" do acasalamento, onde os machos são mais exuberantes. Fora dela, optam por "fatiotas" mais discretas: um padrão listrado de cinza na barriga, marcas pretas no dorço, por vezes apenas em tons de areia ou castanhos.
Na verdade, a coloração ou guarda-roupa, por assim dizer, é bastante variada nesta espécie. Não é à toa que ganhou o nome de Versicolor, que atesta a sua capacidade de mudar de cores . Apenas não o conseguem fazer de forma tão rápida como os camaleões.
Há quem defenda que a mudança de de cor reflicta os humores do animal, atendendo, entre outros, ao facto deste lagarto ficar com a cabeça de um vermelho vivo após uma vitória sobre o adversário.
Com os camaleões partilham outra característica, a de conseguirem olhar em direcções diferentes, virando cada um dos olhos para lados opostos. Esta beldade é oriunda de paragens tão exóticas quanto Irão, Afeganistão, Índia, Sri Lanka, Vietnam, Butão, Nepal...

Sem comentários:

Enviar um comentário