sábado, 13 de junho de 2009

Animal da Semana - Setter Irlandês

O cão vermelho

Origem

O Setter Irlandês resulta do cruzamento do Cão de Água Irlandês, do Setter Inglês, do Setter Gordon e do Braco Espanhol.

História

Modder rhu, ou seja, cão vermelho, no dialecto gaélico. Assim era chamado este cão ruivo de pêlo sedoso e atraente. Tão atraente que, por volta do século XIX, esta variante do Setter quase condenava ao desaparecimento o vermelho e branco.

Eram comuns em todas as cortes europeias e matilhas reais, compostas por cães exemplares, especialmente desenvolvidos para o desporto cinegético das classes altas. Eram treinados e tratados diariamente com privilégios principescos e ensinados a parar e/ou apontar as presas. Na Grã-Bretanha foram desenvolvidas raças que, na presença da caça se sentavam calmamente, aguardando a chegada do dono. A essas raças deu-se o nome de Setters, e é a este grupo de exímios caçadores que pertence este amigo vermelho.

A sua estreita convivência com o Homem apurou o seu companheirismo nato.


Morfologia

Cabeça — Longa e magra, sendo o focinho quadrado.

Olhos — Escuros, de cor castanha ou avelã e não muito grandes.

Orelhas — Pendentes, de tamanho moderado e inseridas ao nível dos olhos.

Corpo — Bem proporcionado e elegante.

É uma raça de porte médio cujo tamanho se situa entre os 57 e os 70 centímetros, no caso dos machos, e entre os 54 e os 67, no caso das fêmeas. O peso varia entre os 20 e os 25 quilos em adulto.

Pelagem — Um dos seus maiores encantos físicos reside no tom acaju dourado do seu pêlo abundante, longo e sedoso que cai em franjas ao longo do corpo, mas se apresenta curto na cabeça e na parte frontal dos membros.

Temperamento

O Setter Irlandês é doido por brincadeira, tem espírito de folião e é exuberante e extrovertido. Não só convive bem com outros animais como adora companhia canina, pois só outros compinchas de quatro patas parecem estar à altura para o acompanhar tanto em rapidez como na diversidade de actividades com que gosta de se entreter, pondo à prova a sua forma física. Se procura um companheiro divertido e alegre, encontrou-o.


Prós e Contras

Atinge a maturidade já depois dos três anos, o que potencia a sua energia para a brincadeira. Por ser vigoroso e enérgico, pode tornar-se barulhento. Para muitos, ele é um diabo vermelho, de espírito independente. Mas é muito afectuoso, e o seu treino deve ter em atenção as suas sensibilidades. Na caça é um bom cobrador. Demonstra um faro apurado e uma busca rápida, com um parar firme.

Não é cão de apartamento, pois só será verdadeiramente feliz se poder correr e exercitar-se livremente, muito embora se adapte na perfeição à cidade. E requer escovagem diária.

2 comentários:

  1. Edvaldo Roberto Menegassi27 de dezembro de 2009 às 15:49

    Eu tinha uma casal de Setter Irlandes, onde o macho morrera a 2 anos atrás e infelizmente, esta semana morreu a fêmea. Como é duro perder estes cachorros.
    Edvaldo

    ResponderEliminar
  2. eu tenho um cachorro desse ele eh muito bonito eh igualzinho o da foto pouca gente tem no caso do Edvaldo que morreu o dele mas o meu tah vivo e elegente como senpre

    te amo fofo vc eh especial

    de: Alexandra

    ResponderEliminar