sábado, 13 de junho de 2009




Bengalim do Japão

Nascido para criar e adoptar!

É uma das presenças mais frequentes nos viveiros. Em termos de color ação, o castanho é a sua cor natural, mas hoje já se “ pinta “ de outras tons, numa paleta variada. O seu nome desvenda desde logo a sua origem, ainda que também seja natural da China, Sri Lanka e da ilha de Java.
È resistente, podendo sobreviver ao ar livre, e muito sociável, o que funciona como garante á sua enorme popularidade. Não, é portanto uma ave exótica ou que seduza à primeira vista.


Digamos que é…”um tipo normal”.
Poupamos elogios às suas características, físicas comuns a muitas aves do seu pequeno porte, apenas porque aquilo que merece destaque no Bengalim do Japão é o seu extraordinário carácter. Mas especificamente a sua vocação para a paternidade.


È puro instinto. De tal forma que não deverá manter um casal junto a tempo inteiro, pois não vai ter tempo para baptizar todas as crias. A dedicação à procriação é de tal forma levada a sério que este pequeno se especializou até na adopção.


Tanto o macho como a fêmea chocam qualquer postura e alimentam qualquer cria. Actos de amor pelo próximo que levam a alguns criadores a utilizar os Bengalins do Japão como pais substitutos de certas. Espécies menos delicadas.
Outra particularidade é que é uma das aves em que se torna mais difícil distinguir o macho da fêmea. O melhor conselho é mesmo observá-los.


Aquele que arriscar uns trinados curtos, comportamentos territorialistas e encetar rituais de sedução, é o macho.

Sem comentários:

Enviar um comentário