terça-feira, 21 de julho de 2009

Animal da semana - Gato Siberiano

Um doce russo
No início era assim…
É o gato nacional da Rússia, país de origem desta raça de pêlo semilongo. Inicialmente, a sua criação era incentivada nas zonas rurais, onde eram imprescindíveis em qualquer quinta, como forma de manter celeiros e casas livres de ratos.
Grande salto
A sua migração para os centros urbanos e, consequentemente, para dentro de casa em nada afectou o temperamento afectuoso deste gato de grande porte. Ainda assim, manteve a sua agilidade, especialmente prodigiosa no salto. Talvez menor foi o salto que o separa dos seus irmãos, o Maine Coon e o Gato da Floresta Norueguês. Destes distingue-se pelo amplo peito, orelhas medianas, pela linha da cabeça e pela possante compleição física.
Um gato de peso
É literalmente pesado, devido a uma sólida e ampla ossatura, quase a lembrar a dos Bulldogs. Os machos podem chegar aos 7,5 quilos, ficando-se as fêmeas pelos 6.
Mais devagar e mais depressa
Como todas as raças grandes, a maturidade é um processo que se prolonga pelos primeiros cinco anos de vida. Curiosamente, o início da sua vida sexual acontece muito antes do que é tido como normal noutras raças, muitas vezes tornam-se activos com apenas cinco meses de vida.
Primeiro amor
Muitas fêmeas tendem a acasalar apenas com o mesmo macho. Tanto o pai como a mãe se mostram dedicados com a ninhada, da qual cuidam equitativamente. São de tal forma afectuosos, que mesmo os mais jovens mimam e lambem os irmãos e primos mais novos.

Aos pares é melhor
Na verdade, são mais felizes em comunidade, pelo que deve considerar a possibilidade de ficar com dois. Até porque, acompanhados, manter-se-ão mais activos e emocionalmente mais felizes. Não restam dúvidas, o Siberiano é um animal de companhia de excepção, brincalhão, leal, carinhoso, inteligente


Pêlo
A sua pelagem é composta por três camadas, as quais protegem o animal dos gélidos e míticos frios siberianos, em cujas temperaturas nem todas as criaturas sobrevivem. Manter todo este pêlo lustroso está à mera distância de duas escovadelas por semana. Uma a duas vezes por ano dá-se a muda. Curiosamente, o Siberiano é tido como um gato hipoalergénico. Ainda que sem provas científicas, as certezas vêm de criadores e donos, que garantem que a raça é facilmente tolerada por certos tipos de alergias. Crê-se que tal se deve ao facto desta raça produzir menos Feld-1, um dos principais agentes alérgicos dos gatos.

13 comentários:

  1. Boa tarde estou a procura de um gato siberiano para comprar.Infelizmente não encontrei criadores em Portugal e em Espanha pediram me 800 euros...Alguém pode ajudar?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Lamento informá-lo, mas actualmente não existem criadores de gatos Siberianos em Portugal, para verificar essa questão basta ir ao site do Clube Português de Felinicultura e verificar os criadores das mais variadas raças existentes cá em Portugal.
    Pode procurar em Espanha, mas dificilmente vão lhe pedir pouco dinheiro por um gato de raça pura... infelizmente são um balúrdio. Boa sorte para a procura, não desista, mas se entretanto não encontrar o que pretendia pense em adoptar um gatinho de raça europeia, também são lindos e uns verdadeiros gatões!
    Joana Marcelino

    ResponderEliminar
  3. Viva.... É com enorme pesar que venho aqui dar uma novidade que podia ser boa, mas é má... Eu tive até há 2meses atrás um gato Siberiano, e penso que se não era o único, era um dos únicos em Portugal a ter um gato dessa raça. Comprei-o em 2005 a um criador na Rússia e veio de avião. Foi uma relação maravilhosa. Já tinha tido gatos ao longo de toda a vida. Mas nunca tinha tido nada assim...

    Tudo o que dizem sobre o caracter desta raça é pouco para descrever o afecto e a dedicação que estes gatos têm às pessoas com quem vivem... E até às visitas. Ele só queria colo a toda a hora e abraçava as pessoas à volta do pescoço... Até saltava do chão para se abraçar ao pescoço de uma pessoa que estivesse em pé!.. Chegava a assustar algumas pessoas, lol...

    Infelizmente há dois meses, uma infecção urinária totalmente silenciosa levou o meu Misha deste mundo e da minha companhia. Dificilmente recuperarei deste desgosto durante muito tempo... Ainda esteve a soro no veterinário, mas foi tarde demais... O sangue estava demasiado contaminado com ureia e acabou por sucumbir.

    O Misha não era castrado porque sempre tive intenção de que ele procriasse. Tensionava ou vir a adquirir uma fêmea ou ver se alguém em Portugal o fazia. Coisa que nunca aconteceu...

    Enfim... Sei que um dia vou adquirir outro. Não sei ainda quando porque ainda estou digamos que em luto pelo Misha e não quero baralhar emoções. Mas mais cedo que tarde é muito natural que adquira outro macho.

    Se quiserem o meu contacto, fica aqui o Facebook: http://www.facebook.com/miguel.queiroz.50

    Quanto a fotos do Misha, ficam aqui algumas:

    http://artimedia.homeip.net/Misha-10-meses.jpg
    http://artimedia.homeip.net/Misha-10-months.jpg
    http://artimedia.homeip.net/misharino.jpg

    Abraços.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento imenso a perda do seu Misha, nunca é facil perder o animal que durante muito tempo nos foi fiel, doce, brincalhao e uma excelente companhia. Os gatos Siberianos são uma raça maravilhosa, fiel e ternurenta. Obrigado por partilhar as suas fotos e as suas recordações doces do Mish. Obrigado pelo comentário no blogue, volte sempre!
      Atenciosamente,
      Joana Marcelino

      Eliminar
  4. Bom Dia,

    Sim, de facto existem poucos siberianos em Portugal. Eu tenho a sorte de ter 2 gatas siberanas lindas!, que trouxe de Espanha. Os preços são mesmo esses, mas vale muito muito a pena. São de facto, gatos diferentes dos restantes, tal como refere o Miguel Queiroz e de uma beleza inigualável.
    Penso que ainda não há ninguém a criar esta raça em Portugal, mas Espanha é já aqui ao lado.

    http://www.petnet.pt/index.php/page,PetProfile/ID,1018047

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, desde já quero agradecer-lhe o comentário no meu blogue. Neste blogue gostamos de partilhar histórias e recordações do nosso bichito que tanto amamos.
      Tem razão quando refere que os gatos siberianos são de uma beleza inigualável, pois não passam despercebidos em lado algum! Sim, não existe nenhum criador dessa raça cá em Portugal, mas como diz e bem , Espanha é já aqui ao lado e vale a pena lá dar um saltito!
      Obrigado pelo comentário e volte sempre!
      Atenciosamente,
      Joana Marcelino

      Eliminar
  5. Concordo com o Miguel Queiroz, tenho um gato siberiano com 4 anos de idade e como eu costumo dizer é a coisa mais chata que existe lol só quer mimos e não me larga as pernas enquanto não consegue o que quer alem disso é muito conversador, nasceu em portugal e os pais são puros não foi comprado mas sim dado, um ano mais tarde de adoptar o meu migalhas ofereceram-me mais um neste caso uma fêmea que dei a uma tia que tinha perdido o seu companheiro de 4 patas, mas sei que em portugal são poucos os gatos siberianos que existem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita, eu gostava imenso de ter um gato siberiano, por acaso quem te ofereceu não tem mais para oferecer/vender? :P

      Obrigado,
      Com os melhores cumprimentos,
      João Machado

      Eliminar
  6. Olá.
    Eu tenho um siberiano que curiosamente também já teve algumas infecções urinárias uma delas com obstrução.
    É um gatinho meigo mas independente tem 2 anos.

    ResponderEliminar
  7. Até descobrir o blog da Joana, desconhecia a existência desta raça de gatos. Foi com muita esperança que encarei o facto dos gatos siberianos serem hipoalergénicos. Sempre fui apaixonada por gatos, mas após a gravidez do meu 1º filho desenvolvi uma severa alergia à minha gata, obrigando-me a tomar diariamente anti-histamínicos e numa fase mais aguda cortisona.
    Após a morte da minha gatinha com 13 anos, pensei que seria impossível voltar a viver com um miau por perto.
    Aliado à característica hipoalergénica dos gatos siberianos, o comentário sobre a personalidadedo dos siberianos do Miguel Queiroz, foi o empurrão que faltava. Em outubro de 2012, enchi-me de coragem, fui até Madrid, e adquiri um siberiano à criadora Carmen Palacios da “Siberian Bastet”!
    Passados 3 meses, posso afirmar que é um privilégio ter um gato siberiano na família, é uma raça fantástica! Não só não tive qualquer reação alérgica, como confirmo ser um gato totalmente dedicado ao dono, segue-me por toda a casa, está presente em todos os momentos familiares e é amoroso com os meus filhos!
    Um grande bem-haja à Joana Marcelino e ao seu blogue!

    Carla Duarte

    ResponderEliminar
  8. Boa Tarde Carla Duarte!

    Desde já queria agradecer o seu delicioso comentário acerca do Gato Siberiano. Fico muito contente por ter reunido coragem em arranjar um destes gatos maravilhosos. Muito Obrigado por partilhar a sua experiência, é por isso que vale muito a pena falar sobre todas as raças de gatos e dar a conhecer todas as suas facetas, cada um á sua maneira.
    Mais uma vez agradeço-lhe e muita boa sorte com o seu gatinho. Bem-haja Carla!

    Joana Marcelino

    ResponderEliminar
  9. Viva já tem o eu siberiano?, Pedro Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Pedro.
      Não, tenho quatro gatas lindas, mas são todas Europeu Comum, pois eram gatinhas de rua. Obrigado pelo seu comentário! :)

      Eliminar