terça-feira, 21 de julho de 2009

Curiosidades

Alergia a gatos ou a gatas?
Elas estão em vantagem

Pessoas alérgicas devem passar algum tempo com os pais dos gatinhos que pretende adoptar, a fim de verificar o grau de tolerância. O mais sensato será sempre optar por fêmeas, já que estas, qualquer que seja a raça, produzem níveis inferiores de Feld-1, responsável por grande parte das alergias nos humanos.

Quanto mais me roubas mais gosto de ti
Teoria de Orangotango
A fim de testarem os seus pretendentes e avaliarem quais deles têm potencial para parceiros, as orangotango fêmeas roubam-lhes comida. Se a reacção do macho é violenta e lhe retira a comida 'roubada', a fêmea desinveste da relação, pois machos agressivos podem ser irremediavelmente perigosos para as fêmeas. Mantém-se porém, a atracção por machos que são violentos para com outros machos, pois é sinal de que poderão proteger a sua família.

Querido Sapo
Um deus jardineiro
É conhecida a história infantil de um príncipe encarcerado no corpo de um sapo, do qual se liberta quando é beijado. Uma metáfora que deixa clara a repulsa geral por estes anfíbios, quando, de facto, ela reflecte ingratidão, já que tanto rãs como sapos são os melhores e mais dedicados jardineiros do planeta. Na antiguidade, todavia, eram adorados como divindades. No Egipto, eram símbolo do nascimento, da fertilidade e, mais tarde, da ressurreição. Eram representados pela deusa Hekt. Uma adoração que acabou por ser adoptada pelos romanos, aquando da conquista daquele território.

Higiene ou vaidade?
Beleza a quanto obrigas
As estatísticas valem o que valem e, em ano eleitoral, esta é uma verdade repetida até à exaustão. Ainda assim, deixamos-lhe um dado divertido, que fala bem sobre a vaidade dos felinos. Segundo alguns levantamentos sobre os hábitos dos gatos, estes despendem, em média, 30% do tempo que passam acordados a tratar da sua higiene, lambendo-se e penteando-se. Mas também já foi dito por cientistas que essa actividade descontrai os gatos. Seja qual for a razão, no final, vale sempre a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário