terça-feira, 10 de novembro de 2009

Equipa da BBC filma dança de acasalamento da espécie de Dragão Marinho na Austrália


Este acontecimento sem paralelo acontece todos os anos ao largo da Austrália, em águas pouco profundas, no Sul do país, perto de Melbourne, onde estes animais se encontram.Apesar de serem imagens já captadas noutros momentos, viver o acontecimento tem espantado todos os intervenientes nas filmagens da chamada dança do espelho, em que dois animais se põem frente a frente e realizam movimentos similares em conjunto durante um longo período.


Trata-se da dança de acasalamento desta espécie. A captura destas imagens torna-se difícil, porque estes acontecimentos decorrem ao crepúsculo e, se já durante o dia encontrar e identificar estes animais se torna difícil por se misturarem com as algas e passarem muitas vezes despercebidos, com pouca luz a dificuldade aumenta consideravelmente e obriga a elevados níveis de concentração para conseguir manter a visão sobre os animais sem os perder.


Para conseguir encontrar e identificar os melhores locais para colher imagens, foi convidado o especialista Pang Quong, biólogo que desde há longos anos estuda estes animais de forma independente, principalmente em Cabbage Tree Bay.Estas imagens foram recolhidas para um documentário que muito brevemente vai ser exibido na BBC, e que depois, muito possivelmente, será transmitido noutros canais de noutros países.

domingo, 8 de novembro de 2009

O que fazer quando se encontra um animal ferido?

Saiba aqui qual a melhor forma de agir!
1- Recolha-o com cuidado utilizando uma toalha, com a qual lhe pode cobrir a cabeça para que o animal fique mais tranquilo.
2- Coloque-o numa caixa de cartão previamente perfurada.
3- Contacte uma das entidades que recolhem o animal e o encaminham para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (SEPNA-GNR, Parque/Reserva Natural...)

Recolha todas informações sobre o local e condições em que o encontrou (ex: junto a uma estrada, linha de água, reserva de caça, linha eléctrica…).Enquanto o tiver em sua posse:
• Mantenha-o num lugar tranquilo, escuro e com temperatura amena.
• Evite contactos excessivos.
-Não lhe dê alimento nem medicação.

Quercus - Centros de Recuperação de Animais Selvagens

Centros de Recuperação de Animais Selvagens

Desde a sua fundação que a Quercus recebe, um pouco por todo o país, animais selvagens feridos e debilitados a necessitarem de apoio veterinário e outros cuidados com vista a sua recuperação.´Actualmente, a Quercus gere três centros de recuperação que integram a rede nacional de centros sob tutela do Instituto da Conservação da Natureza: o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS), o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM) e o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA). Aqui ao lado, na barra lateral, poderá conhecer melhor o contributo destes centros para a conservação da Natureza e da biodiversidade.
O que são?O objectivo principal dos centros de recuperação é a recepção de animais selvagens debilitados, sua recuperação e devolução ao meio natural.
A recuperação dos animais tem como finalidade última contribuir para a conservação da Natureza, sendo dada prioridade a animais de espécies ameaçadas. Desta forma os centros constituem também uma fonte importante de informação permanente sobre os factores de ameaça às populações de fauna. Poderão também ser realizados, paralelamente, estudos relativos à biologia das espécies, programas de reprodução em cativeiro, acções de educação ambiental e acções de formação, sempre que estas actividades não interfiram com o processo de recuperação dos animais.

Apoios: Continente