terça-feira, 21 de julho de 2009

Curiosidades

Alergia a gatos ou a gatas?
Elas estão em vantagem

Pessoas alérgicas devem passar algum tempo com os pais dos gatinhos que pretende adoptar, a fim de verificar o grau de tolerância. O mais sensato será sempre optar por fêmeas, já que estas, qualquer que seja a raça, produzem níveis inferiores de Feld-1, responsável por grande parte das alergias nos humanos.

Quanto mais me roubas mais gosto de ti
Teoria de Orangotango
A fim de testarem os seus pretendentes e avaliarem quais deles têm potencial para parceiros, as orangotango fêmeas roubam-lhes comida. Se a reacção do macho é violenta e lhe retira a comida 'roubada', a fêmea desinveste da relação, pois machos agressivos podem ser irremediavelmente perigosos para as fêmeas. Mantém-se porém, a atracção por machos que são violentos para com outros machos, pois é sinal de que poderão proteger a sua família.

Querido Sapo
Um deus jardineiro
É conhecida a história infantil de um príncipe encarcerado no corpo de um sapo, do qual se liberta quando é beijado. Uma metáfora que deixa clara a repulsa geral por estes anfíbios, quando, de facto, ela reflecte ingratidão, já que tanto rãs como sapos são os melhores e mais dedicados jardineiros do planeta. Na antiguidade, todavia, eram adorados como divindades. No Egipto, eram símbolo do nascimento, da fertilidade e, mais tarde, da ressurreição. Eram representados pela deusa Hekt. Uma adoração que acabou por ser adoptada pelos romanos, aquando da conquista daquele território.

Higiene ou vaidade?
Beleza a quanto obrigas
As estatísticas valem o que valem e, em ano eleitoral, esta é uma verdade repetida até à exaustão. Ainda assim, deixamos-lhe um dado divertido, que fala bem sobre a vaidade dos felinos. Segundo alguns levantamentos sobre os hábitos dos gatos, estes despendem, em média, 30% do tempo que passam acordados a tratar da sua higiene, lambendo-se e penteando-se. Mas também já foi dito por cientistas que essa actividade descontrai os gatos. Seja qual for a razão, no final, vale sempre a pena.

Animal da semana - Gato Siberiano

Um doce russo
No início era assim…
É o gato nacional da Rússia, país de origem desta raça de pêlo semilongo. Inicialmente, a sua criação era incentivada nas zonas rurais, onde eram imprescindíveis em qualquer quinta, como forma de manter celeiros e casas livres de ratos.
Grande salto
A sua migração para os centros urbanos e, consequentemente, para dentro de casa em nada afectou o temperamento afectuoso deste gato de grande porte. Ainda assim, manteve a sua agilidade, especialmente prodigiosa no salto. Talvez menor foi o salto que o separa dos seus irmãos, o Maine Coon e o Gato da Floresta Norueguês. Destes distingue-se pelo amplo peito, orelhas medianas, pela linha da cabeça e pela possante compleição física.
Um gato de peso
É literalmente pesado, devido a uma sólida e ampla ossatura, quase a lembrar a dos Bulldogs. Os machos podem chegar aos 7,5 quilos, ficando-se as fêmeas pelos 6.
Mais devagar e mais depressa
Como todas as raças grandes, a maturidade é um processo que se prolonga pelos primeiros cinco anos de vida. Curiosamente, o início da sua vida sexual acontece muito antes do que é tido como normal noutras raças, muitas vezes tornam-se activos com apenas cinco meses de vida.
Primeiro amor
Muitas fêmeas tendem a acasalar apenas com o mesmo macho. Tanto o pai como a mãe se mostram dedicados com a ninhada, da qual cuidam equitativamente. São de tal forma afectuosos, que mesmo os mais jovens mimam e lambem os irmãos e primos mais novos.

Aos pares é melhor
Na verdade, são mais felizes em comunidade, pelo que deve considerar a possibilidade de ficar com dois. Até porque, acompanhados, manter-se-ão mais activos e emocionalmente mais felizes. Não restam dúvidas, o Siberiano é um animal de companhia de excepção, brincalhão, leal, carinhoso, inteligente


Pêlo
A sua pelagem é composta por três camadas, as quais protegem o animal dos gélidos e míticos frios siberianos, em cujas temperaturas nem todas as criaturas sobrevivem. Manter todo este pêlo lustroso está à mera distância de duas escovadelas por semana. Uma a duas vezes por ano dá-se a muda. Curiosamente, o Siberiano é tido como um gato hipoalergénico. Ainda que sem provas científicas, as certezas vêm de criadores e donos, que garantem que a raça é facilmente tolerada por certos tipos de alergias. Crê-se que tal se deve ao facto desta raça produzir menos Feld-1, um dos principais agentes alérgicos dos gatos.